A importância do Turismo Acessível no Brasil.
“Turismo Acessível” é a possibilidade e condição da pessoa com deficiência alcançar e utilizar, com segurança e autonomia, edificações e equipamentos de interesse turístico. É um turismo para todos, sem restrições, que permita a plena equalização de oportunidades durante o desenvolvimento de uma atividade.
O Plano Nacional de Turismo prevê, como uma de suas ações, a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento dos segmentos turísticos de demanda segmentada, especialmente público de idosos e com deficiência.
Esta estratégia de ordem social pressupõe a implementação de um conjunto de ações que através de um processo contínuo que permitirá fundamentalmente a melhoria na qualidade dos produtos e serviços.
O Turismo Inclusivo é, para além de uma responsabilidade coletiva uma oportunidade de negócio e pode tornar-se uma grande vantagem competitiva ao estado do Rio de Janeiro.
O Projeto
Promover o levantamento da situação de acessibilidade de atrativos turísticos em destinos turísticos no Estado do Rio de Janeiro.
Concomitantemente criar as bases para uma sensibilização da Cadeia Produtiva do turismo sobre por que investir no segmento do Turismo Acessível.
Produtos
- Sensibilização e capacitação a Gestores públicos e toda cadeia produtiva do turismo.
- Publicações de materiais em formato impresso e digital, contendo os resultados do painel que reunirá em um dispensário, os artigos e textos sobre o tema e um registro em banco de dados, indicadores e mapas que concorrerão para a formulação de recomendações para gestores na aplicação e aprimoramento das políticas públicas.
Metas do Projeto
- Meta 01 - Promover a coleta e análise das informações e dados, por meio de levantamento em instituições e empresas do Trade Turístico da do estado do Rio de Janeiro, respondidas por seus gestores.
- Meta 02 - Criar um Banco de Dados Georreferenciados com as informações obtidas e criar uma base para a produção de análises que concorram no aperfeiçoamento da aplicação de práticas do Turismo Acessível no estado do Rio de Janeiro.
- Meta 03 - Desenvolver a logística de implementação e aquisição de estruturas materiais de apoio às atividades dos levantamentos sociométricos sobre práticas do Turismo Acessível do estado do Rio de Janeiro. Estruturas que proporcionarão as ações deste Estudo.
- Meta 04 - Sensibilização e Curso Online sobre Turismo Acessível. (Aplicações).
- Meta 05 - Promover a divulgação dos resultados (dos conhecimentos e das ferramentas criadas), através da distribuição das publicações junto às estruturas de estado e demais envolvidas no tema e Sociedade Civil Organizada.
Conheça as cidades que serão visitadas pela equipe multidisciplinar do
Projeto para a realização da Matriz de Acessibilidade
O objetivo será realizar uma visita técnica em nove destinos turísticos do estado Fluminense, são eles: Angra dos Reis, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Saquarema, Teresópolis e Vassouras.
Estas visitas serão realizadas por uma equipe técnica multidisciplinar que promoverá eventos de sensibilização junto aos gestores públicos locais sobre a importância do turismo acessível, e também coletará dados para a elaboração de uma Matriz de Acessibilidade de cinco pontos turísticos indicados pelas prefeituras municipais.
A Matriz de Acessibilidade, é um relatório técnico fotográfico que analisará os projetos disponibilizados e a estrutura física dos atrativos visitados, tomando como base, as normas e legislações de acessibilidade vigentes no país. Propondo assim as adequações necessárias.
Este trabalho será realizado junto ao poder executivo dos nove destinos, e contribuirá também para a sensibilização de toda a cadeia produtiva do turismo local, auxiliando na construção desses municípios mais inclusivo e sustentável.
Angra dos Reis
Costa VerdeAngra dos Reis é um paraíso com 365 ilhas com mar esverdeado e paisagens deslumbrantes. A cidade foi descoberta em 1502, no Centro de Angra dos Reis há muitos prédios do período colonial, como o Convento do Carmo e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Além das praias, a cidade também abriga ilhas paradisíacas, como a Ilha Grande e a Ilha da Gipóia, ideais para passeios de barco e mergulho.
Saiba MaisMagé
Serra Verde ImperialMagé é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e pertence a região turística da Serra Verde Imperial. É um paraíso ecológico e cultural. Os visitantes que buscam o turismo ecológico no município encontram cachoeiras, trilhas e área de Mata Atlântica com fauna e flora diversificadas.
Saiba MaisMaricá
Costa do SolCom cinco quilômetros iluminados e urbanizados da Orla de Araçatiba é possível observar várias espécies de aves. No Farol de Ponte Negra é possível avistar a curvatura do planeta Terra, paisagem de rara beleza. Com uma atmosfera descontraída e hospitaleira, participar do Espraiado de Portas Abertas experimentando sabores autênticos num festival gastronômico em um charmoso bairro rural.
Saiba MaisMiguel Pereira
Vale do CaféMiguel Pereira, foi professor e ilustre figura da medicina brasileira. O município que trás o seu nome está no Centro-Sul do estado, a 122 quilômetros do Rio de Janeiro. Possui o curioso formato de um peixe, e está praticamente sobre a Reserva Biológica Federal do Tinguá, que até já concorreu a uma das 7 Maravilhas do Rio em um concurso promovido pelo jornal “O Globo”.
Saiba MaisParaty
Costa VerdeA A cidade de Paraty pertence a região turística Costa Verde. É Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui grande parte de seu território protegido por Unidades de Conservação da Natureza, três federais e uma estadual.
Saiba MaisQuatis
Agulhas NegrasÉ uma cidade pequena do interior do estado com atividade agrícola e uma natureza exuberante, destacando-se os quatis, animais que dão nome ao município. As principais atrações turísticas de Quatis incluem o Turismo Rural, e de natureza.
Saiba MaisSaquarema
Costa do SolSaquarema está localizada na Região dos Lagos, onde contemplamos belas praias, lagoas e cachoeiras entre a serra e o mar. Encantada por surfistas de maio a outubro que buscam pelas ondas que chegam aos três metros de altura. Para os amantes da boa música uma visita ao Templo do Rock será inesquecível.
Saiba MaisTeresópolis
Serra Verde ImperialTeresópolis é conhecida como a capital Nacional do Montanhismo. Oferece uma ampla gama de opções para os visitantes. O principal destaque é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma reserva de mata atlântica com trilhas incríveis e picos deslumbrantes, como o Dedo de Deus.
Saiba MaisVassouras
Vale do CaféVassouras está localizada no Vale do Paraíba a 116 quilômetros do Rio de Janeiro. O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha. Os apelidos "Princesinha do Café" e "Cidade dos Barões" são decorrentes da vocação da cidade para a cultura do café.
Saiba Mais